23.3.14

Análise Crítica: Monstros e mais monstros em "Rad Monster Party"

 https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjdCec3j07DZw5xo7OGI8L888d-EOHyKBY9NZpw-xgpvj-0j-zJHywoWiE5Mw38LKf7tjaGN_O-IFThnvwawfjMEBOXzpoe4_t1g5d0J8doCYFn5-LLLulvNH0GzUbj5UYiPFKEHRbZnUhA/s1600/An%C3%A1lise+Cr%C3%ADtica+Almanaque+Ben+10.png
Galactic Monster já começou há algumas semanas, e até então a acompanhávamos ansiosos para a estreia da trilogia de episódios que garantiria o retorno do Zs'Skayr, em principal. E "Rad Monster Party" marca o começo da trilogia Anur, onde nossos heróis ao lado de Rad Dudesman desbravam as profundezas do universo na escuridão desse misterioso sistema. Acompanhem uma análise que fizemos das principais características do episódio, já que o que vemos nele é algo totalmente inédito.


Anur Transyl

http://www.toonzone.net/wp-content/uploads/2014/03/1016046_1.jpg
Por muito tempo este nome esteve estampado em páginas da wiki como o planeta natal dos Transylianos, mesma espécie do Frankenstrike e do Dr. Vicktor. Quando se pensava no Sistema Anur o que nos vinha em mente era primeiramente Anur Phaetos (planeta natal dos Ectonurites), mas ao assistirmos o episódio parece que Anur Transyl é o centro em potencial do Sistema.
O planeta traz muitas semelhanças com a Terra (talvez uns duzentos anos atrás), e seus habitantes também nos lembram bastante os humanos das eras medievais. E por falar em habitantes, Anur Transyl abriga criaturas de todo o cinturão. Elas vivem juntos, o que faz parecer que este planeta seja importante por abrigar diferentes raças em uma coexistência.
Mas o que mais nos chama atenção neste planeta é o fato de há muito tempo atrás, antes de Azmuth começar a adquirir amostras de DNA para o Omnitrix houve uma guerra entre duas raças que dividiam esse planeta, os Transylianos e os Vladats. Os Vladats foram extintos, e os transylianos transformaram Anur Transyl em um dos planetas mais avançados do Universo. Por mais que não pareça, embora se percebemos o planeta é dividido por grandes cidades, ele possui uma forma incrível com o que parece com seu núcleo exposto.

Os habitantes
http://i.cartoonnetwork.com/v5cache/CARTOON/site/Images/i79/CARE1002261400002158_001_1280x720.jpg

Os habitantes do planeta se dividem em quatro espécies diferentes, os transylianos, os loboans, os thep khufans, e os ectonurites. É claro que eles sofrem influências da arte de Derrick Wyatt, entretanto percebemos que todos trazem traços muito humanos.
Os transylianos são os que mais vemos, claro, é o planeta natal deles. Como são baseados no monstro Frankenstein (monstro feito de partes humanas) são todos criaturas bem semelhantes aos seres humanos. 
Os loboans ganharam traços incríveis, inclusive um deles é um encanador, Scout. Ele estudou na academia junto com Rook, e decidiu voltar para seu planeta para ajudar a prepará-lo para os encanadores.
Os Thep Khufans não parecem muito misturados com os outros habitantes, afinal trazem características que lembram muito egípcios. De qualquer maneira lá estão eles, em Anur Transyl. No episódio temos a introdução do personagem-vilão Kuphulu, que aparentemente trabalha para Zs'Skayr.
Os ectonurites pessoalmente foram os que trouxeram os visuais mais interessantes. Mesmo nós vendo alguns deles, pelo que parece são a menor população. Cada um deles traz visuais distintos, como na imagem acima vemos um com uma capa marrom e marrado pelo pescoço por uma corda, nos lembrando bastante um homem enforcado. Outra cena traz um ectonurite com uma capa branca fazendo uma alusão aos fantasmas que sempre vemos em filmes. 

Zs'Skayr
http://1.bp.blogspot.com/-tpy2pPNUxjY/Uy2oBqqrvJI/AAAAAAAAFI0/1sDp35wAONI/s1600/Charmed_1.jpg
O antagonista do episódio já havia retornado em "Mystery Incorporeal", mas somente agora podemos entender seu retorno. Ao que parece em seu último confronto com Ben ele acabara preso em Ledgerdomain, mas o portal conjurado pelo Estrela Sombria o permitiu escapar. 
Após tudo isso acontecer ele estava liberto, mas ainda no planeta Terra. Logo ele se infiltra na base encanadora e acaba arranjando passagem para o Sistema Anur. Logo então ele revela seus planos de retornar a ser o Alto Ecto-Lorde (algum cargo muito poderoso). Aliás, só por curiosidade, ele pode mudar seu visual, como vimos após retornar do além ele desvira sua cabeça e estende sua pele dando a parecer uma capa; além de agora segurar uma foice.

Dr. Vicktor

Desde Supremacia Alienígena ele estava preso dentro de sua mente pelo Rei Xárion e também aprisionado por metal fundido, todos se lembram do episódio "Vicktor Ressurge", não?
Ao invadir a base dos encanadores, Zs'Skayr insere na nave em que invade também Vicktor, por mais que ele estivesse aprisionado. O vilão então invade o subconsciente de Vicktor e enfrenta o Rei Xárion pelo controle mental, no final o rei acaba sedendo e literalmente morrendo. Era o retorno do Dr. Vicktor, mas ele ainda estava preso.
Ao chegar em Anur Transyl outros lacaios de Zs'Skayr ajudam a libertá-lo. Então, depois de muito tempo o vemos lutando com seu novo visual e aquela sua força descomunal. Confesso que fiquei muito desapontado em SA quando Vicktor retornou, havia criado toda uma expectativa pensando que era realmente ele.

Considerações Finais
http://i.cartoonnetwork.com/v5cache/CARTOON/site/Images/i79/CARE1002261400002158_009_1280x720.jpg
O episódio só traz o começo de grande acontecimentos, mas foi digno de um retorno para o Fantasmático. Curiosamente, esta é a primeira vez que Ben fala o nome dele na franquia, que aliás foi um momento bem cômico. Conhecemos um local totalmente desconhecido e que sempre tivemos curiosidade em ver e pra finalizar retorna com grandes vilões e geram o prólogo para o a estreia de novos. Não pudemos ver um confronto tão interessante entre Ben e o Zs'Skayr, mas pudemos ver ótimos flashbacks. Quanto aos alienígenas, diria que poderiam ter sido usados aliens melhores. E por fim, para mim a melhor luta foi entre Kuphulu e Cipó Selvagem (sempre imaginei o Ben usando o CS para enfrentar a Múmia). Com todos estes prós e contras dou a nota 8,0, faltou lutas mais empolgantes e o episódio como muitos outros teve grande enrolação (que nos permitiu conhecer melhor Anur Transyl).

Comentem: Vocês gostaram deste novo visual do Zs'Skayr ou preferiam o antigo?

3 comentários:

  1. Ótima análise ! na espera de outras.

    ResponderExcluir
  2. Eu amei este visual, só não gostei muito da foice, acho que ela digamos que fez uma barreira entre ele usar os poderes dele afinal com uma arma daquelas para que ele precisa lançar aqueles raios incríveis? Fora isso ficou legal, o estilo de "Dona Morte" caiu super bem pra ele, não era o que ele passava antigamente, mas continua ótimo.

    ResponderExcluir

O Almanaque Ben 10 possui regras a seguir para que tenhamos um ambiente melhor para todos. É essencial que vocês cumpram as regras:

1 - Não xingue
2 - Não escreva nada obsceno
3 - Não coloque SPAM
4 - Respeite as outras pessoas
5 - Não fale mal de Ben 10, ao menos se esse for o objetivo do post