24.6.13

Alien Database: Artiguana











Artiguana é um Polar Manzardill do planeta X'Neili. Ele teve sua primeira aparição no episódio "Ben 10.000" usada pelo mesmo. Ele também foi usado por Ben 10.000 em Supremacia Alienígena no episódio "Ben 10.000 Retorna". Até então o Ben atual nunca tinha o usado, mas em Ben 10: Omniverse, no episódio "Beco de Calor". Nas séries anteriores ela era chamada de Iguana Ártica.

Pelo fato dele ser um alienígena antigo, Artiguana possuiu diferentes aparições no decorrer das séries mesmo com seu padrão não mudando muito. Em Ben 10 sua forma lembrava bastante um peixe misturado com uma iguana, possuindo barbatanas que seguem suas costas (lembram também espinhos, características comuns nas Iguanas que podem ser chamadas de cristas), dentes afiados, pele escamosa. Seus vestimentos eram uma calça branca que ia até o seu tórax seguida de um vestimento preto cobrindo os braços e toda sua costa além de ter guelras em seu pescoço de coloração esbranquiçada. Em Supremacia Alienígena poucas coisas mudam, uma das principais mudanças é o Omnitrix que passa do pulso para o peito. E em Omniverse seu corpo parece mais robusto, ele ganha roupas pretas que cobrem todo o seu corpo deixando apenas o rosto aberto, uma casca branca em seu peito. Suas pernas ficam mais grossas o dando uma estatura diferente de suas formas anteriores. Não é possível ver suas guelras nesta forma, mas pelo fato do Mr. Gyro tê-las na cor preta provavelmente devem ser da mesma coloração.

Freeze Lizard
Também vemos na série uma forma alternativa sua, da Dimensão 23 usada pelo Mr. Gyro. Estreado no episódio "Store 23" ele lembra um pouco a forma do Ben de 11 anos usada no jogo, talvez pelo fato do Mr. Gyro ser um pouco mais jovem que o Ben de 16 anos. Nesta dimensão ele é chamado de Freeze Lizard, traduzindo para o português Lagarto Congelante. Ele também substitui o verde padrão do Omnitrix pelo azul.

Artiguana em "Ben de Novo"
Artiguana usando seu sopro gelado
Artiguana é uma junção de Arti de ártico, que lembra frio mais guana de Iguana, um lagarto, réptil, ou seja, arti + guana = artiguana. E como o próprio nome diz, ele é um lagarto com poderes de gelo. Artiguana possui a capacidade de cuspir raios de gelo por sua boca, como um bafo congelante (lembra bastante os poderes do Friagem). Seu planeta é extremamente gelado, por isso mesmo sendo um réptil (sangue frio) ele possui bastante resistência ao frio para se adaptar às condições climáticas que seu planeta fornece. Se assemelhando aos lagartos, Artiguana também possui hábeis habilidades de escalagem e uma resistência contra grandes impactos pela grande cada escamosa que cobre o seu corpo lembrando bastante a pele dos crocodilos e jacarés. Ele tem fraquezas contra o fogo e calor e talvez se ficar muito tempo soprando seu bafo gelado ele pode ter que pausar para respirar, dando a chance ao inimigo de contra-atacar.


SEU HISTÓRICO EM BEN 10: OMNIVERSE

  • Artiguana foi usado pela primeira vez na série no episódio "Beco de Calor" 
  • Ben de 11 anos usou essa forma no corpo do Ben de 16 anos no episódio "Ben de Novo"
  • Mr. Gyro o usou no episódio "Store 23"


Ele também apareceu no jogo Ben 10: Omniverse The Game na forma do Ben de 11 anos, o que nos leva a acreditar que o herói já tenha o usado quando mais jovem.

Podemos concluir que Artiguana é uma transformação distinta. Até pouco tempo nunca tínhamos vistos o herói atual usá-lo, o que o torna um alienígena raro e de certa forma uma maneira de diminuir as aparições do Friagem. Ele possui uma forma curiosa e interessante, pois é baseado em um réptil, e os répteis são animais de sangue frio, ou seja, precisam de calor para esquentarem seu corpo. Mesmo assim ele é mais um dos alienígenas com poucas aparições em todas as séries, tendo muitas coisas para serem mostradas relacionadas com o Artiguana. 


8 comentários:

  1. ben podia visitar esse planeta, seria maneiro

    ResponderExcluir
  2. Quem iria imaginar que um dos aliens do futuro iria voltar para ficar? Será que o Cuspidor também vem?

    ^..^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Eu espero que sim, ele é um alienígena único, afinal não temos nenhum ET que cuspa gosma como ele, o Insectóide até que vai, mas este não é o poder dele. Eu acho que logo o veremos radicalizando nos episódios.

      Excluir
  3. Faz o próximo alien database do Gravattack

    ResponderExcluir
  4. Em Ben 10 Ultimate Alien, o holograma tá bem estranho...

    ^..^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando eu vi pela primeira vez eu jurei que não era ele, não corresponde nem mesmo ao designer que eles projetaram e que aparece na abertura. Você pode perceber muito bem que aquele holograma parece muito mais um monstro (alien) sem forma definida.

      Excluir
  5. acho que o Iguana Ártica possui células de resfriamento em seu pulmão, sendo assim, quando ele espira o oxigênio ele provavelmente deve expelir como hidrogênio ou algum outro gás congelante.

    ResponderExcluir

O Almanaque Ben 10 possui regras a seguir para que tenhamos um ambiente melhor para todos. É essencial que vocês cumpram as regras:

1 - Não xingue
2 - Não escreva nada obsceno
3 - Não coloque SPAM
4 - Respeite as outras pessoas
5 - Não fale mal de Ben 10, ao menos se esse for o objetivo do post