30.3.14

Análise Crítica: Magia rima com monstros com certeza!


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjdCec3j07DZw5xo7OGI8L888d-EOHyKBY9NZpw-xgpvj-0j-zJHywoWiE5Mw38LKf7tjaGN_O-IFThnvwawfjMEBOXzpoe4_t1g5d0J8doCYFn5-LLLulvNH0GzUbj5UYiPFKEHRbZnUhA/s1600/An%C3%A1lise+Cr%C3%ADtica+Almanaque+Ben+10.png "Charmed I'm Sure" foi o último episódio a ser exibido de Ben 10: Omniverse, dando procedência aos episódios da Trilogia Anur. Mas estaríamos erroneamente enganados se disséssemos que é apenas uma "parte 2" de "Rad Monster Party". Encantriz acrescentou algo de surpreendente aos episódios desta temporada, a magia, e assim como o nosso título diz magia combina totalmente com este arco da galáxia dos monstros.


A magia é a motriz desse episódio, Encantriz aparece em busca da Runa Alpha, Zs'Skayr usa e abusa do mana, que ironicamente era algo que talvez ele não deveria ter em seu corpo, Ben sofrendo "mutações" por causa da magia, e muito mais coisas que trazem uma ligação de Ledgerdomain com Anur. Mas podemos confirmar, os escritores criaram este episódio não só para retornar com a Encantriz, mas para reacender uma chama que há muito tempo não tínhamos com a magia, ou talvez não.

  • Encantriz
Traje de combata da Encantriz
A primeira vez que Encantriz aparece em Ben 10 sem Gwen pode ser meio traumatizante, e foi. A vimos como uma garota poderosa, mas com amigos imaginários. Este novo traço a personalidade da feiticeira comprovou que tudo que ela passou em Ultimate Alien serviu para mexer com os pensamentos dela. Porém, ela ainda continua sendo a principal referência mágica que temos em Ben 10, e por mais que Gwen não permaneça acompanhando a dupla heroína Encantriz apareceu, e mostrou que não possui meros planos de vingança.


Encantriz conversando com Addwitta
No final do episódio a vemos usando um novo traje composto por seus monstros de pedra, e muito mais poderosa com o poder da Runa Alpha. Mas, o que chama a atenção é o fato de Encantriz não agir sozinha, seus amigos imaginários eram Estrela Sombria e Addwita, que foram transformados em amuletos de pedras. Porém, mesmo ela demonstrando que pode conter seus inimigos ainda se mostra manipulada por estes amuletos, que no caso eram seus "amigos imaginários" dentro de sua bolsa. No final do episódio Encantriz traz uma mente mais complexa do que imaginávamos, talvez ela seja uma poderosa feiticeira ou apenas uma garota frágil fácil de ser manipulada.
  • Runa Alpha

O artefato que controla todo o mana e que já fora cobiçado por grandes seres como Aggregor, Addwitta, Spellpinder e até Encantriz mais uma vez passa de mãos, indo para Zs'Skayr. Fantasmático tem o plano de retornar a ser o Alto Ecto-Senhor de Anur, mas parte do plano envolvia a Runa Alpha, e aparentemente esta parte já foi completa. Ainda não podemos interpretar o resto do plano, mas com certeza isso conta com o retorno de Lord Transyl.

Encantriz irada por Zs'Skayr ter roubado a Runa Alpha
Algo que muitos fãs questionaram é o fato de Zs'Skayr dominar os poderes da Runa Alpha. Sabemos que apenas mestres em magia/mana controlam o artefato, mas temos que concordar que Zs'Skayr é Zs'Skayr, ele com certeza é capaz de manipular a runa, não com toda a maleabilidade que algum mestre em magia consiga, mas ainda consegue. Outro questionamento é por Zs'Skayr ser um fantasma, um ser composto de ectoplasma, afinal o mana representa a vida, e Zs'Skayr literalmente representa a morte. Realmente é um paradoxo, mas isso nos faz pensar que até mesmo criaturas como o Fantasmático são feitas do mana. Apenas finalizando me veio a mente, "A morte controlando a vida", e realmente isto faz sentido, não acham?Podemos confirmar que mesmo Encantriz recuperando a Runa Alpha, Zs'Skayr absorveu grande parte do poder dela.
  • Abóboras Assombradas
Abóboras enfrentando o Fogo Fátuo, e não é nem metade delas...
O castelo de Zs'Skayr estava rodeado de uma plantação de abóboras, mas elas representavam mais do que isso. Elas são um sistema de defesa extremamente ardiloso, são centenas e centenas que cercam o castelo tornando bem difícil a infiltração. Claramente elas também são obra de Zs'Skayr com a Runa Alpha, lembrando bastante as abóboras de Halloween.
O novo Fogo Fátuo é capaz de se comunicar com elas, ordenando que ataquem Encantriz. Pessoalmente elas compuseram a melhor parte do episódio, mostrando lutas interessantes e ao mesmo tempo divertidas.  
  • A Mansão Mal-Assombrada
Castelo de Zs'Skayr, seu interior lembra uma mansão mal-assombrada
Zs'telo (Zs'kayr + castelo) aparentemente foi uma das criações insanas do Zs'Skayr com posse da Runa Alpha. Ela traz um design sombrio em todas as características. Quando nossos heróis entram dentro dela nos lembra bastante Ledgerdomain. Há escadarias que aparentam nunca ter fim, corredores mal-assombrados, como vimos quando há duas ectonurites gêmeas fazendo alusão ao filme "O Iluminado".


Momento em que as gêmeas aparecem:
 Gêmeas: "Come play with us."
 Hobble:"We are definately not going that way."
Tradução:
"Venham brincar com a gente."
"Definitivamente nós não vamos por aí."




Mas o que mais chamou atenção foi um "espelho do medo", ele reflete seu lado obscuro, monstruoso, dos habitantes transylianos, caracterize como for, mas foi super interessante vermos nossas personagens enfrentando suas duplicatas de Anur. Este espelho servia também como uma camuflagem para onde realmente Zs'Skayr se escondia.
  • O Novo Fogo Fátuo

Fogo Fátuo realmente foi um dos alienígenas esquecidos em Ben 10: Omniverse, mas em "Charmed I'm Sure" ele é a única transformação que Ben usa, que aliás foram quatro vezes no total. 
A espécie do Fogo Fátuo (metânosianos) traz comportamentos biológicos que influem também no próprio alienígena, assim como aconteceu com o Friagem em "A Última Dança". Os metânosianos se submetem a um tipo de crescimento, mudando suas características, como se fosse o desabrochar de uma flor. Mas esta transformação do Fogo Fátuo também trouxe reações ao nosso herói, fazendo com que seu rosto ficasse recheado de espinhas gigantes. 

Estágios da tranformação
O que importa é que este tenha se tornado um novo estágio do Fogo Fátuo, mais forte e melhor do que o anterior. O design contrariou a muitos dos fãs e agradou a muitos outros, mas ainda nos gera a a dúvida se Ben a partir de agora usará este alien com maior frequência.
  • Considerações Finais

O episódio é o elo entre o a primeira parte e a última da trilogia, mas mesmo assim ele ainda fora bem confuso. Os escritores se preocuparam a trazer a magia que estava desde o começo de Ben 10: Omniverse por meio da Encantriz e da Runa Alpha, e na minha opinião conseguiram. O foco do episódio dessa vez realmente não foi Zs'Skayr, e sim a magia com que ele se divertia. Em uma cena Encantriz aparece do nada enfrentando Zs'Skayr, ela conjura os feitiços mais incríveis para que num estralar de dedos suma de lá, logo em seguida os lacaios do vilão o aplaudem, introduzem o começo de um episódio com aquele humor moderado de OV que sempre é bom. Os prós do episódio envolveram o retorno da magia, o foco no Fogo Fátuo e no humor bem adaptado, analisando estes prós podemos falar que fora um episódio razoável, trazendo coisas não surpreendentes ou influentes o suficiente. Quanto a contras reclamo bastante pelo fato do Zs'Skayr não ter aparecido mais ou muito menos de um confronto direto entre ele e a Encantriz, já que ela veio em Anur Transyl em busca do Fantasmático. Por todos estes motivos apontados mantenho minha nota final no 8,0. O episódio se equilibrou entre ação, enredo e comédia.

Comentem: O que acharam do novo visual do Fogo Fátuo? Vocês preferem esse ou o anterior?

5 comentários:

  1. Esse negócio do espelho refletindo o
    lado mau dos transylianos me lembrou
    de uma historia parecida em Young Dracula,
    uma serie infanto-juvenil divertida e intrigante
    que as vezes passa no HBO Family . Lá também
    tem uma personagem Ingrid Dracula que lembra
    a Encantriz em seu papel de vilã ou anti-heroina .
    Lembrando que Ominiverse já homenageou Doctor Who
    produzido pela mesma emissora de Young Dracula, então
    pode ser uma homengem sutil !

    ResponderExcluir
  2. Olha eu só gostei da mudança inicial do fogo fátuo. Acho que me acostumei com a cara negra dele. Até gostei da parte que ele fica mais robusto, mas achei desnecessária as outras mudanças.

    ResponderExcluir
  3. Legal a analise.Realmente o episódio foi muito bom,se vc percebeu , a Vicktoria n gosta mais do Ben,podia botar isso :D

    ResponderExcluir
  4. Gostei do novo, essa ideia de desabrochar caiu super bem para ele. Até mesmo velhos alienígenas precisam de mudanças, e além do mais, isso vai ajudar com que ele se permaneça na série.

    ResponderExcluir
  5. Não gostei do fato da mudança, ele podia ficar na serie sem essa mudança. Não que eu ache ruim mas é que eu já me acostumei com o antigo Fogo Fato e eu aposto q me acostumarei com o novo mais isso pode demorar, o que pra mim é bem tenso.

    ResponderExcluir

O Almanaque Ben 10 possui regras a seguir para que tenhamos um ambiente melhor para todos. É essencial que vocês cumpram as regras:

1 - Não xingue
2 - Não escreva nada obsceno
3 - Não coloque SPAM
4 - Respeite as outras pessoas
5 - Não fale mal de Ben 10, ao menos se esse for o objetivo do post