3.10.13

Analise Crítica: Tenha Medo do Escuro



Oi! O Análise Crítica de hoje e os seguintes serão com um tema de Dia das Bruxas, além dos nossos Análises Criticas, e para dar abertura isso nada melhor que falar do alienígena mais assustador que conhecemos, Fantasmático. 
Ele tem sido um alienígena muito misterioso, e vingativo, e tais características vingativas e misteriosas são também características das aparições e seus episódios. Tendo uma leve semelhança com um espírito maligno em algumas crenças. E daí você me responde: "Mas Lucas, o Fantásmático não passa de apenas um fantasma! Não é um espirito maligno!"
Não, eu não estou dizendo que Fantásmático seja um Espirito Maligno, estou dizendo que existem alguns fatos sobre Fantásmático não ser um mero "Fantasminha camarada".
Vamos ver algumas comparações sobre fantasmas segundo o pensamento das religiões e  fantasmas segundo o SEU PENSAMENTO :


FATOS REAIS SOBRE FANTASMAS SEGUNDO AS RELIGIÕES :


Fantasmas são espíritos invisíveis e intocáveis, ou almas de pessoas mortas que ainda ficam vagando pela terra até o dia do julgamento final.

FATOS MENTIROSOS SOBRE FANTASMAS SEGUNDO A CRENÇA POPULAR (LENDA):


Fantasmas são pessoas mortas que ficam aparecendo fisicamente e assombram as pessoas.

FATOS REAIS SOBRE ESPIRITOS MALÍGNOS SEGUNDO AS RELIGIÕES:


Espiritos malignos são entidades espirituais das trevas, (DEMÔNIOS), que vagam pela terra procurando lares de famílias para arruinar, criando desgraça na vida das pessoas, trazendo fome, raiva, inveja, luxúria , e etc...

Caracteristicas de um espírito maligno:


São invejosos, egoístas, não tem alma, são controlados pelo seu chefe, (Satanás, no caso o fantasmático o espirito maligno chefe), sempre querendo mais poder.



Um fato que mais me intriga é que, o “olho do mal” também conhecido como o “olho Illuminati”, “olho de Satã”, “olho de Hórus”, e “Olho que tudo vê”, também tem uma vaga semelhança do “Um olho” de fantasmático e seus servos.

Fantasmático em sonho de Ben (seu subconsciente) em "Ataque do Fantasmático"
Quando falamos de Fantasmático sempre há uma confusão se estamos falando do alienígena ou do vilão, bom, aqui no caso o generalizamos (ectonuritas em geral) até agora. Confesso que estive me segurando para fazer essa matéria há muito tempo, pois ao saber que haveria episódios no Sistema Anur não poderia me precipitar em uma notícia incompleta, mas não podia passar daqui. 

Vejam Ben se transformando em Fantasmático nas séries clássica e Força Alienígena:

É tudo muito complexo quando se fala desse Sistema, mesmo nós já vendo um dos planetas no jogo Vilgax Attacks (sim, eu sei que Derrick confirmou que Anur Phaetos não é daquele jeito), porque é algo essencialmente raro presenciar a participação de personagens vindo deste canto da galáxia na franquia, quando ouvíamos algo era pouco. E pessoalmente sempre fui morto de curiosidade para saber "curiosidades" sobre o Fantasmático em potencial.
Fantasmático frente a frente com Ben
Muitos boatos sobre como Zs'Skayr conseguiu acessar o Omnitrix se lançaram na web, de acordo com o vilão ele conseguiu acessar o Omnitrix por meio de uma falha se camuflando numa linha de DNA, ficando preso assim como uma transformação. Até que quando Ben se transformava ele não se sentia bem usando o Fantasmático, tudo isso por dividir sua mente com outro ser, no caso Zs'Skayr. 

Logo então em "Ataque do Fantasmático" ele se liberta do Ben, mas não completamente. Ele precisa do herói para seus planos maléficos, se bem que esse nem sempre fosse seu desejo crucial. No decorrer da série descobrimos um pouco mais sobre sua história, descobrismos que do misterioso lugar de onde ele vem tem mais coisas assim, Transylianos, Thep Kuphans e Loboans. Isso nos fazia esperar muito mais do Arco Fantasmático, mas nunca esse assunto foi abordado, até agora...
Zs'Skayr e seus lacaios em "Cidade Fantasma"
Em Força Alienígena descobrimos que além de poder possuir corpos vivos ele poderia os escravizar, os transformando em seus lacaios ectonurites. E mesmo que ele tenha participado apenas como uma peça de tabuleiro para Vilgax (indignado por meu vilão favorito ter sido tratado assim) uma crença de retorno havia nascido. 
Zs'Skayr com seu novo visual em "Rad Monster Party"
Literalmente anos se passa e mais nenhum sinal do Fantasmático, confesso que em Supremacia Alienígena no episódio "Vicktor Ressurge" uma esperança de retorno dos "monstros de Halloween" surgiram, mas ao vê-lo percebi que isso seria impossível. Mas como Omniverse é a série das impossibilidades mais essa foi quebrada, aguardamos aos episódios da quinta temporada para notícias do retorno do Fantasmático, e não só isso, a revelação de um mistério jamais antes mostrado, O Sistema Anur. Por storyboards que foram revelados pudemos descobrir um pouco mais sobre os episódios em que ele aparecerá, marcando seu retorno em "Rad Monster Party", com um visual realmente diferente, perdendo aquele nível de semelhança com fantasmas e lembrando bem mais A Morte, outro ser mitológico muito conhecido.  
Ectonurites no jogo Vilgax Attacks
Em Vilgax Attacks uma das fases era Anur Phaetos, o planeta natal de Fantasmático e do Zs'Skayr. Ele se parecia mais com uma pequena sub-dimensão em nosso universo, com pedras levitando, vórtices negros de locomoção e coberto da luz de estrelas e do próprio espaço. Derrick confirmou que Anur Phaetos não é assim, ou ao menos ele não é uma dimensão. Como todos sabem ectonurite vem do grego "ektóplasma", que significam matéria da vida formada do nada. Se prestarmos bem atenção isso tem lógica, pois em "O Retorno" Zs'Skayr renasce praticamente do nada, inicialmente como algo abstrato até gerar sua monstruosa forma. Podemos associar também ao termo foneticamente igual da língua portuguesa "ectoplasma", que nada mais é do que fantasmas. Nos níveis mais baixos da Undertown vivem alguns ectonuritas, longe da luz do Sol e de outros seres vivos, Ben passou próximo de lá no episódio "Gone Fishing".

Zs'Skayr pós-renascimento
Em um ponto de vista pessoal, tanto o Fantasmático quanto o Zs'Skayr são personagens incríveis. Eles fazem parte de um mesmo ser, mas ao mesmo tempo são diferentes, um é um herói (ou parte de um) e outro é um imperador do mal. Está bem além de minha compreensão ter uma epifania desses personagens, pois se eles são baseados em monstros eles são iguais eles? Me lembro de no jogo (novamente falando nele) Vilgax Attacks  Ben falar algo sobre morto vivo para o vilão, e logo ele o retruca ironicamente dizendo "Vivo? Interessante escolha de palavras...", fantasmas são espíritos mortos, até quanto viria essa semelhança entre o paralelo da realidade e da ficção? O que nos falta é saber mais sobre o Zs'Skayr, que lógica tem em um personagem sem ou com pouca informação numa franquia? Já estava na hora de vermos os autores botando as mãos à obra para escrever sobre isso.
Comentem: O que vocês esperam ver/saber com o retorno do "Arco Fantasmático" em Ben 10: Omniverse? 

10 comentários:

  1. eu espero que o Zs'Skayr precise do ben e ai , quando o ben vai ajudar Zs'Skayr, ele vai até seu planeta natal, possivelmente ( eu espero), neste episódio teremos o retorno de ben 23, pois, seria maneiro ver o ben eo ben lutarem lado a lado contra uma ameaça em comum, eu espero que o arco e seus episódios sejam repletos de transformações , suspense e uma pitada de emoção, mas com muita ação e tambem comédia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho isso extremamente improvável por envolver um enredo semelhante ao de "Cidade Fantasma". Entretanto já sabemos que Ben irá até Anur Phaetos, a sinopse dizia algo relacionado a Encantriz, talvez eles se sintam obrigados a ir até lá salvá-la afinal Gwen e ela sempre foram aminimigas... Ação, suspense, emoção e comédia é confirmado de ter kkk, isso sempre tem, e quando se trata de fantasmático... não precisa nem duvidar. =)

      Excluir
  2. Nossa... ficou meio grande, mas disse tudo fantasmático é dimais
    Ps: ansioso para outras analises

    ResponderExcluir
  3. ...Muito Bom!Espero Que Seu Retorno Seja Surpreendente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já é, todos aguardam ansiosamente, infelizmente o veremos só no ano que vem, talvez em abril ou maio... rs

      Excluir
  4. ta mais e o predador do lobibem como e esse tipo de alien?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não ouvi nenhum relato sobre o Blitzwolfer ter um predador, mas se tiver imagine um chinês que come cachorro, mas com uma forma mais alien? Então, ai sim seria um et kk

      Excluir
  5. qual a proxima analise Chad?

    ResponderExcluir

O Almanaque Ben 10 possui regras a seguir para que tenhamos um ambiente melhor para todos. É essencial que vocês cumpram as regras:

1 - Não xingue
2 - Não escreva nada obsceno
3 - Não coloque SPAM
4 - Respeite as outras pessoas
5 - Não fale mal de Ben 10, ao menos se esse for o objetivo do post