3.7.13

Curiosidades: A verdadeira relação entre Ben 10 e Sábados Secretos




"Os Sábados Secretos vêm a Bellwood investigar um surto de ataques de chupacabras."

Esta é a sinopse do misterioso episódio T.G.I.S. (Thank God It's Saturday), que faz uma alusão à sigla T.G.I.F. (Thank God It's Friday), que em português significa "Graças a Deus é Sexta". Como o texto diz, o episódio contará com a participação dos principais personagens de "Os Sábados Secretos", uma série cujos episódios já não são mais produzidos.


Sobre Os Sábados Secretos:

"Foi uma série animada produzida pelo Cartoon Network entre 2008 e 2010, baseada nos clássicos de ação/aventura da Hanna-Barbera nos anos 60 e no fascínio de Jay Stephens, criador da série, pelo tema da criptozoologia, a pseudo-ciência que estuda espécies animais e vegetais lendárias, mitológicas, hipotéticas ou avistadas por poucas pessoas.
O desenho conta a história de uma família se criptzoólogos de sobrenome Sábado, eles viajam o mundo catalogando tais misteriosas criaturas e protegendo-as das garras do megalomaníaco V.V. Argost, o obsecado apresentador do programa de TV Estranho Mundo."

Os Sábados Secretos não fez muito sucesso e definitivamente não caiu no gosto do público, isso porque era uma série que seria direcionada ao público que assiste Ben 10, mas com um toque de desenhos muito antigos da Hanna-Barbera, como Scooby-Doo, os Jetsons, Jonny Quest e os Herculoides. Mas mesmo sem um estrondoso sucesso, era um desenho de excelente qualidade. A originalidade de focar no tema da criptozoologia foi ímpar. Longe de se afirmar que o forte da série era sua estética, mas em termos de roteiro, foi de uma qualidade singular.

Uma análise mais aprofundada torna perceptível a ocorrência na série de algumas referências à franquia Ben 10. Observem:


- No episódio 1x07 "Aprendiz de Van Rook", Drica Sábado acessa uma lista de criminosos e nela aparece o feiticeiro Hex, olhem acima.


Aparece também o cavaleiro eterno Enoch, este como pertencente aos contatos do vilão Argost, como representado no canto direito superior da imagem acima.

- No episódio 1x05 "Adivinha Quem Vai Ser o Jantar", o Dr. Arthur Beeman, um cientista secreto especializado em Ufologia, faz uma menção ao planeta dos Galvans, a espécie do Massa Cinzenta: "Sweet, Galvan Prime!"

Dúvidas:
- Na sinopse do episódio de Omniverse, é dito que os Sábados vão verificar um problema com os chupacabras. Só que esta espécie de cryptid já apareceu em Os Sábados Secretos, resta saber se eles serão mudados, seja para um melhor efeito, seja para no final revelar que não são chupacabras, seja para descobrir que são chupacabras mutados pelo Dr. Animal, seja para etc... A semelhança com alienígenas é notável.

- Há uma divergência, talvez não tão importante (pelo menos para Ben 10), mas digna de ressalvas: O Abominável Homem das Neves já apareceu na série Ben 10 Supremacia Alienígena, episódio 1x05 "Fuga de Aggregor", sendo controlado pelo Dr. Animal, mas em Os Sábados Secretos, o cryptid Yeti é o principal antagonista da série, V.V. Argost.

- T.G.I.S. estava marcado para ser o final da terceira temporada, entretanto, houve algum problema, possivelmente algum algo relacionado ao fato de abordar outro desenho, e o episódio foi substituído por "Evil's Encore". Nas lista já divulgadas dos episódios das próximas temporadas, não consta-o. Foi confirmado na Comic-Con que os produtores irão exibir um episódio inédito de Ben 10 Omniverse, e que muito possivelmente pode ser T.G.I.S., entretanto, o fato de mostrar outra série no painel que deveria focar em Omniverse enfraquece essa teoria.


Resta saber o que está por vir em T.G.I.S. e o que esse episódio significará para as duas franquias (Ben 10 e Sábados Secretos).
Matéria feita por Samuel Santos

9 comentários:

  1. Nossa, isso é realmente incrível. Se for verdade que eles apareceram nessas cenas e citações sera bem legal, embora eu nunca tenha visto isso mesmo gostando muito da série.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho todos os episódios de Sábados Secretos no meu computador, e já notei a aparição de Hex e do Enoch. Disseram também que apareceu o Dr. Animal, mas eu não achei.

      A citação referente a Galvan Prime não aparece na versão dublada para português, só na versão americana.

      O chupacabra só apareceu uma vez, no episódio Cryptid x Cryptid, essa foto é a do jogo Code of the Cryptids, que mostra-o melhor.

      ^..^

      Excluir
  2. Poderiam fazer um episodio reunindo
    Ben , Generator Rex, Zak Sabado e
    Juniper Lee ! Cartoon Avengers !

    ResponderExcluir
  3. Adoro os sábados secretos principalmente pq eles visitaram o Brasil, na amazônia, por isso a Zon. :D

    ResponderExcluir
  4. Mal posso esperar por esse episódio, ele deve ser o que vai sair na comic con.

    uhuuuuu!!! ;)

    ResponderExcluir
  5. Excelente matéria, axo que nehum outro blog de Ben10 fez algo tão completo...

    ResponderExcluir
  6. Estou ansioso por esse episódio, tomara que seja ao nível de Heroes United, e não mais um episódio fail como aqueles de Ultimate Alien.

    ^..^

    ResponderExcluir
  7. ah, é muito confuso essas series... eu nem queria esse crossover, o Zak perdeu seus poderes, n tem graça mais vê-los em ação, seria legal se ele radicalizasse com seus poderes de Kor de novo... e eu n quero que isso ocorra antes da perda de seus poderes, ficaria algo tipo, é, sabados secretos n pode ter continuação

    ResponderExcluir

O Almanaque Ben 10 possui regras a seguir para que tenhamos um ambiente melhor para todos. É essencial que vocês cumpram as regras:

1 - Não xingue
2 - Não escreva nada obsceno
3 - Não coloque SPAM
4 - Respeite as outras pessoas
5 - Não fale mal de Ben 10, ao menos se esse for o objetivo do post