17.6.13

Alien Database: Shocksquatch




Shocksquatch é uma transformação da espécie Gimlinopithecus e do planeta Pattersonea, sendo um dos dez originais de Omniverse, o que coincidentemente, teve sua primeira aparição no especial de crossover Heróis Unidos. Em Omniverse sua primeira aparição foi no episódio "Quanto Mais Coisas Mudam, Parte 2".
Como o próprio nome diz, Shocksquatch é baseado em um Sasquatch (Pé-grande, Yéti), uma criatura na forma de um grande macaco que vive nas regiões selvagens e remotas dos Estados Unidos e Canadá. Já explicado o sentido do seu nome, podemos fazer a junção de shock + squatch = sasquatch dos choques. E as referências aos grandes primatas que são considerados monstros não termina por ai, o nome de sua espécie, Gimlinopithecus lembra bastante os Australopithecus, fósseis dos primatas mais antigos do mundo. Curiosamnente o alienígena Bloxx também tem sua forma baseada em um gorila (um primata).
Continuando com as referências ao seu físico Shocksquatch tem um corpo musculoso, com uma pelugem nas cores amarela, branca e preta. Seus dedos tanto das mãos quanto dos pés estão descobertos, lembrando bastante os dedos dos macacos. Ele tem pinos que estão ligados à suas habilidades elétricas tanto no seu pescoço quanto em seus punhos e possui três chifres dourados que ficam no topo de sua cabeça, lembrando bastante um raio e até mesmo uma coroa. O Omnitrix fica em um cinto verde que envolta sua cintura, fora isso ele não tem nenhuma veste.

Shocksquatch também possui uma versão alternativa, o Yéti Elétrico. Ele foi usado pelo Ben 23 no episódio "Store 23". Mesmo sendo a mesma transformação do Omnitrix, as partes esbranquiçadas e pretas ganham colorações azuladas, ocorrendo o mesmo com o seu cinto e o próprio Omnitrix. Fora isso ele continua tendo poderes elétricos.

Shockquatch usando seus poderes eletrocinéticos

Ele tem poderes de eletrocinese, podendo disparar rajadas de eletricidade amarela por qualquer parte de seu corpo. Seus pinos são grandes influentes para produzir, armazenar e conduzir esta energia. Quando ele produz muita eletricidade, seus pelos se arrepiam todos, sendo que a eletricidade passa por eles. Shocksquatch também possui uma força e uma agilidade elevada, mostrando ser capaz de enfrentar inimigos com corpo-a-corpo. Curiosamente, também quando ele concentra grande energia em seu corpo seus olhos perdem as pupilas negras prevalecendo o fundo verde.

As fraquezas dele se limitam aos elementos não condutores de eletricidade. Como mostrado em "Fuga em Massa" Ben diz que o isopor impede o Shocksquatch de atacar, por estar isolado. Água também pode ser um desafio pelo fato dele ser um ET elétrico.
Confiram a lista de aparições dele apenas em Omniverse, que se totalizam em seis vezes já:

  • Em "Quanto Mais Coisas Mudam, Parte 2" ele é usado para enfrentar o largatóide.
  • Ben o usa em "Eu Tenho Uma Proposta Para Você".
  • Cabeça de Bolha usa esta transformação em "Fuga em Massa".
  • Shocksquatch é usado em "Muitas Felicidades" para enfrentar a Princesa Looma.
  • Ben o usa em "Manos no Espaço" para enfrentar Fistrick.
  • Em "Store 23" ele é usado tanto pelo Ben quanto pelo Ben 23.

Shocksquatch em "Heróis Unidos"
Concluindo podemos dizer que Shocksquatch foi um alienígena planejado para Supremacia Alienígena, mas que ganhou principal repercussão em Omniverse. Ele é literalmente um sasquatch com poderes elétricos, que provavelmente foram desenvolvidos como uma resistência com o grande frio que seu planeta tem.

6 comentários:

  1. Esse é um dos ETS que eu menos gosto, acho que a aparição dele em Heroes United estragou-o

    ResponderExcluir
  2. Ele é legal, tem uma base boa e é inegável que seu design em Omniverse é melhor que no Heroes United, mas o retorno de Feedback para o Ben 16 parece inutilizá-lo. No início, eu achava que isso ia dar problema, dois aliens elétricos de uma só vez, até eu ver que um era do passado e outro do futuro, mas depois Feedback retornou, e diga-se de passagem, com a atenção que deram a ele no arco de Malware, quem não gostar ao menos um pouquinho dele é porque realmente não quer de jeito nenhum.

    ^..^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, Feedback nas posses do Ben de 16 anos chegou a deixá-lo um pouco desnecessário, até pelo fato de já termos vários aliens com poderes elétricos na série. Mas olhando com meu próprio ponto de vista eu preferia se eles focassem no Artrópode que até agora não tem uma pertinência quando se trata de quantas vezes foi usado, eu não me empolgo com o Shocksquatch. E falando de Feedback, eu acredito que ele rendia muito mais com o Ben de 11 anos, pois além do herói usá-lo mais e ter uma personalidade mais participante ele parecia mais jovial (como era), mas isso foi bom para focar nas transformações de ets antigos com o Ben novo.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Variam, muitas vezes sou eu outras são os outros postadores do Almanaque.

      Excluir
  4. O shocksquath como o feedback é único sendo que o que os difere é que feedback e um transformador ambulante e que tem limites para gerar energia e shocksquath até agora não mostrou tal limite

    ResponderExcluir

O Almanaque Ben 10 possui regras a seguir para que tenhamos um ambiente melhor para todos. É essencial que vocês cumpram as regras:

1 - Não xingue
2 - Não escreva nada obsceno
3 - Não coloque SPAM
4 - Respeite as outras pessoas
5 - Não fale mal de Ben 10, ao menos se esse for o objetivo do post