10.10.13

Análise Crítica: O Trio Halloween


No começo da franquia tínhamos apenas 10 alienígenas, isso deixava a série um pouco monótona, mas com o decorrer Ben foi desbloqueando ou escaneando novas transformações, e três em especial são bem monstruosas, Lobisben, Benmúmia e Franksben, agora chamados de Blitzwolfer, Snare-Oh e Frankenstrike.

Por serem baseados em monstros de contos de terror, no caso o lobisomem, a múmia e o Frankenstein foram considerados um trio, o Trio Halloween. Essas transformações por mais que tenham sido usadas apenas uma vez na série clássica sempre detiveram uma grande dúvida nos fãs, o fato de nunca os ver em ação os tornava aliens misteriosos, quais seus poderes, o que mais eles tinham de segredo pra guardar? Afinal todo alienígena do Ben, ou quase todo como Chama e Quatro Braços são bem versáteis em batalhas. Para ler o resto da matéria cliquem em leia mais.


Lord Transyl, Zs'Skayr e Vicktor em "The Vampires Strikes Back"
Os respectivos episódios em que o Ben os adquiriu foi “Lobisben”, “Enrolados” e em“Tenha Medo do Escuro”. E como todos sabem foram adquiridos através do DNA dos lacaios “Anurianos” do Zs’Skayr. São seres do Sistema Anur, um local vasto e obscuro repleto de criaturas misteriosas, que talvez tenham dado origem aos mitos e contos da história humana. Frankenstrike é do planeta Anur Transyl, previsto para ser mostrado na série Ben 10: Omniverse. Alguns boatos repercutem pela internet que a espécie dos Transylianos (do Frankenstrike) dividiam o planeta com os Vladats, que no caso eram predadores da outra espécie, mas com o decorrer essa espécie vampiresca foi extinta numa guerra entre as duas espécies. O planeta do Blitzwolfer é mais exatamente um satélite, Luna Lobo, satélite natural de Anur Transyl. Pouco se sabe sobre este lugar, mas é um satélite com uma atmosfera propícia e com vida, diferente dos satélites do Sistema Solar. O planeta do Snare-Oh é Anur Khufos, e pelo que parece ele é basicamente feito de “coródium”.
Yenaldooshi no episódio "Lobisben"
Blitzwolfer na abertura de Ben 10: Omniverse
Blitzwolfer como já dito no começo da postagem foi baseado no famoso lobisomem. Uma criatura que aparece citada em diversas mitologias (inclusive na brasileira, entre os estados do Centro-Oeste) como um homem que em noites de lua cheia se transforma em uma criatura com semelhança a um lobo, meio homem meio lobo. E nessas noites ele saia para caçar predando suas vítimas; os homens que sobreviviam, mas que tinham sidos feridos sob a lua cheia também estariam com essa terrível maldição. Blitzwolfer não é muito diferente, como sabemos essa espécie tem a capacidade de transformar outras criaturas (como aconteceu com o Ben) em seres da mesma espécie, mas as semelhanças param ai. Mesmo esse alienígena não sendo um dos mais fortes do Ben ele é bem resistente, e tem a habilidade de produzir uivos que geram poderosas ondas sonoras, poder semelhante ao do Eco-Eco. Curiosamente ele foi o primeiro alienígena que o Omnitrix absorveu o DNA, mas Ben já tinha sido mordido pelo Yenaldooshi como Cipó Selvagem no episódio "Lobisben". Vemos o herói literalmente se transformando em um lobisomem, mas no final o relógio resolve tudo quando vemos o símbolo aparecendo no corpo da mutação. É algo realmente complexo, pois essa pode ser uma das funções de proteção de usuário do relógio.

Frankenstrike em "Max's Monster"
Rei Vicktor no episódio "Vicktor Ressurge"
Frankenstrike foi baseado no terrível monstro Frankenstein. Como todos já conhecemos a história ele foi construído a partir de partes do corpo de diversas pessoas diferentes pelo doutor de nome homônimo, Dr. Frankenstrein... Lembram-se de em alguns filmes quando esse doutor erguia o monstro até as alturas para ser atingido por um raio (daí vem os poderes elétricos) assim dando vida a ele? Frankenstrike é um alienígena assustador com poderes elétricos, habilidade já bem comum em Ben 10. Ele possui um corpo musculoso e pinos nas costas que além de gerar altas cargas elétricas é capaz de criar vórtices de teletransporte. Ele está previsto para reestrear no episódio “Max’s Monster”, já vimos até um preview da batalha dele contra Phil, cliquem aqui para vê-lo novamente. Um dos ajudantes do Psyphon é um transyliano, e percebemos claramente que os seres dessa espécie possuem notórias diferenças, como no caso esse transyliano tem duas cabeças, sendo que pelo que parece somente a de baixo realmente seja a verdadeira.

Snare-oh em "Os Sapos da Guerra"

Benmúmia em "O Retorno"
Snare-oh foi baseado nas múmias, participante das histórias do antigo Egito. As múmias realmente existem, bom, não exatamente saem vivas por aí comendo e enrolando as pessoas, mas existia a prática de mumificar as pessoas antigamente no Egito. Isso ocorria principalmente com o Faraó, o Hórus Vivo, eram construídos sarcófagos e pirâmides inteiras para enterrar um faraó mumificado antigamente. Sempre repleto de ouro. Snare-Oh apresenta as características de uma múmia e também de um faraó, como o turbante e peças que lembram as vestes faraônicas. Curiosamente em Ben 10: Destruição Alienígena vemos o pai de o Azmuth dizer que as pirâmides do Egito são construções tetramandas (espécie do Quatro Braços); sempre pensávamos que aquilo tinha o dedo dos Thep Khufans, afinal todos os fatores indicavam isso. Tanto no desenho quanto na vida real existem teorias de que as pirâmides do Egito tenham sido feitas por extraterrestres. Snare-oh tem um corpo praticamente composto de faixas, mesmo que pareçam pouco resistentes são bem fortes e as faixas podem se regenerar. Snare-oh reestreou na franquia no episódio “Os Sapos da Guerra”.



São três alienígenas que como analisamos acima são interessantes, e mesmo que poucos usados tem muitas coisas ainda para oferecer. Nos Estados Unidos eles não estrearam nos episódios em clima de Halloween, mas aqui no Brasil eles foram estreados em outubro (mês do Halloween  de 2008. Em Ben 10: Omniverse aos poucos eles vão retornando, e cada vez nós vamos nos surpreendendo mais. Na nova abertura da série vemos Frankenstrike e Blitzwolfer e Snare-Oh, e todos já tem previsão para estrear. Tudo isso sem contar os três episódios especiais no Sistema Anur onde teremos a chance de possivelmente vermos um deles ou os três em ação. Em minha opinião esses três foram os alienígenas mais bem bolados da franquia, e mesmo que no decorrer tenhamos visto outros ETs com aparências assustadoras que podem ser consideradas de Halloween só há um Trio Halloween. Foi um erro como muitos outros dos produtores da série os deixarem para escanteio, mas finalmente eles decidiram cavar a fundo nesse tema.
Comentem: Vocês gostam do Trio Halloween? Qual dos três é o preferido de vocês?

4 comentários:

  1. Eu gosto MUITO e o meu preferido é a múmia ou snare-oh slá. Só sei que adoro múmias hehe

    ResponderExcluir
  2. eu tenho o boneco do Frankenstrike

    ResponderExcluir
  3. entre os tres eu prefiro o 1ºfrankenstrike 2ºblitzwolfer e 3ºsnare oh

    ResponderExcluir

O Almanaque Ben 10 possui regras a seguir para que tenhamos um ambiente melhor para todos. É essencial que vocês cumpram as regras:

1 - Não xingue
2 - Não escreva nada obsceno
3 - Não coloque SPAM
4 - Respeite as outras pessoas
5 - Não fale mal de Ben 10, ao menos se esse for o objetivo do post