28.6.13

Análise Crítica: Vilgax, o conquistador

"Aqui estamos nós mais uma vez, eu, à beira da vitória total. Você, o último homem de pé, o único fio de esperança no mundo, no universo... E então, qual vai ser? Diamante? Fogo Fátuo? Um de seus macetes alienígenas supremos? Quem sabe você não tenha uma nova transformação para me surpreender?"



Vocês com certeza já ouviram esta frase, muitos de vocês devem até sentir um arrepio nesse momento. Ela foi dita por Vilgax, em "O Inimigo Supremo, Parte 2", o final de Supremacia. Na minha opinião ela serve para refletir tudo o próprio Vilgax, esse vilão que acompanhamos desde os primórdios de Ben 10. Vejam que ele nos dá a entender que este é realmente o momento final, onde ele de uma vez por todas derrotaria seu arque-inimigo, Ben Ten Tennyson. Ele cita antigas transformações usadas para o derrotar, e ainda por cima, ironicamente questiona o herói para saber se ele guarda uma nova forma. Imaginem o que se passava pela cabeça deste cara, era esse o momento que ele esperava à 6 anos. Esse foi apenas mais um momento épico, onde do nada Ben consegue juntar forças (literalmente) para derrotar seu maior inimigo.


Mas desta vez não pretendo focar em Ben, e sim no Soberano Vilgax (como o seu povo o chama). Todos tem o conhecimento que ele é o principal vilão de todas as séries, tanto que toda série da franquia precisa ter uma temporada inteirinha para ele, e convenhamos, ele realmente merece. Mas temos que levar em consideração quando tudo começou, e por isso, iremos agora contar um pouco da história dele desde quando ele teve seu caminho cruzado por Ben Tennyson.



Tudo começa em "E Então Eram 10", o episódio literalmente mais importante de toda a franquia que marca o começo detudo. A nave de Vilgax perseguia a de Xylene no espaço próximo ao planeta Terra, que no caso estava encarregada por Azmuth de transportar o Omnitrix. Ele consegue atingir a nave, mas a sua também sofre. E no meio disso tudo ele é gravemente ferido, até então ele precisaria estar em uma câmera de regeneração. Mas logo o nosso herói teve a chance de conhecer o inimigo que estava previsto para acompanhá-lo até os tempos de agora. Vilgax usou dos mais diversos métodos para conseguir conquistar o Omnitrix, mas Ben sempre conseguia dar um jeito de derrotá-lo. Um episódio bem chamativo foi o "De Volta Com Uma Vingança", que inclusive foi postado aqui no blog no Nostalgia Benática, além dos fatos interessantes do Omnitrix temos a chance de ver Vilgax aliado com Kevin 11 com o óbvio intuito de conquistar o relógio. Quando víamos este vilão nesta série ele era somente um extraterrestre extremamente forte, com agilidade e força desenvolvidas... nada de raio laser, espada de tadenita ou poderes extraordinários, vendo isso percebemos o quanto Ben melhorou também através do tempo afinal já mais para frente Vilgax não era o mesmo.


Até então Ben tinha crescido, retornou a empunhar o Omnitrix. Ele havia acabado de derrotar a armada soberana, estava mais arrogante do que tudo. Mas algo que ele não esperava começava a acontecer, Vilgax tinha retornado, e com o poder dos maiores heróis de dez mundos. O herói pena para recuperar suas melhores transformações antes da batalha, mas como sempre ele sai vitorioso. E no decorrer disso ainda temos mais participação do Vilgax, na realidade esse arco gira em volta dele. Vilgax sai em busca de uma forma de conseguir o segredo do Omnitrix e logo ele alcança Zs'Skayr dando uma trama incrível. E chegamos ao final da série, nos episódios "A Batalha Final" Vilgax se alia a Albedo para se vingar de Ben Tennyson. Após muito sacrifício Vilgax é derrotado novamente com a ajuda do poder do SuperOmnitrix e da explosão da energia de fusão de sua nave, claro. Ao menos momentaneamente, este era o fim de Vilgax.


Chegamos a Supremacia Alienígena, a série em que houve tanto tumulto. Os Cavaleiros Eternos ascenderam novamente, deixaram de ser aquela mesmice que facilmente eram erradicados em Alien Force. Tudo isso graças à George, o primeiro cavaleiro. Mas onde Vilgax se enquadraria nisso? O Círculo dos Guardiões da Chama o confundem com o seu "deus", com Diagon. Vilgax logo de Deus passa à ser um vassalo do próprio Diagon, e então voltamos ao começo da postagem. Nos momentos finais o vilão suga os poderes de Diagon afinal ele é pura energia usando da mesma arma que usou para roubar os poderes dos heróis de dez mundos. E o fato do deus Diagonal ser feito de pura energia facilitou ainda mais as coisas. Vilgax que no começo havia sido confundido com Diagon agora era ele. Imaginem os poderes que ele possuíra, mas Benjamim Kirby Tennyson mais uma vezo derrota do jeito mais inesperado possível, e o mais incrível, sem nenhuma transformação.


E por fim estamos em Omniverse, mais uma vez ela levando ao momento de tudo. Vilgax ainda não teve a aparição devida, porém em "Vilgax Must Croak" ele aparece como um prisioneiro dos encanadores! Fazendo uma análise rápida este episódio foi realmente humilhante, literalmente um jogo de gato e rato. Vilgax não fez muito mais do que fugir do trio SeisSeis, SeteSete e OitoOito comandados por Attea, mas não estamos aqui para levar em consideração somente este episódio. Ignorem sua aparência, vamos falar do que está por vir. O episódio que fez parte do arco Inkursiano nos mostrou que este vilão ainda tem muito para dar, ainda mais com sua digníssima fuga no final deste episódio. O que está por vir com Vilgax? Tudo pode ser esperado, e ao mesmo tempo nada, pelo seu jeito tão previsível.


Devemos levar em consideração que Vilgax é um guerreiro cruel, vingador. Ele segue um ciclo vicioso em busca de sua maior é mais estimada conquista, o Omnitrix que se formos ver já foi atualizado, destruído, esquecido e renovado. Após tanto tempo lado a lado com seus planos frustados por Ben ele desenvolveu mais do que uma vontade de ter a arma mais poderosa do universo (por enquanto), ele possui um ódio mortal pelo herói. Mas também, depois de tanto tempo sendo a sombra da glória de um herói. Mesmo assim ele ainda é temido, até mesmo por muitos encanadores. Max passou para Ben o bastão de enfrentá-lo, e até hoje ele fez isso muito bem.


Vilgax não tem somente um lado mal. Ele é o soberano, o governador de seu planeta, Vilgaxia (coincidência?), pela qual ele daria a vida. Em "Cidade Fantasma" temos a chance de vê-lo lutando pelo seu planeta, acredito que esse seja o episódio mais marcante ao qual Vilgax aparece pelo fato dele se humilhar extremamente pedindo ajuda a Ben para salvar seu planeta, das garras de quem? Fantasmático. Pessoalmente esse episódio é um dos mais épicos que conhecemos, pois além de ter a participação de dois vilões icônicos na franquia que nunca esperamos ver juntos acoplou uma segunda personalidade junto de Vilgax, como vocês veem nesta foto ao lado Vilgax conversando com essa criança chimeriana, quando esperaríamos Vilgax precisar de Ben de uma maneira tão absurda. Presumimos por esse episódio que ele deseja o poder, mas que quando se trata de seu planeta e de seu povo ele é aclamado um herói, e justamente.


Ainda falando de seus planos, o ciclo dele está cada vez mais perto de se concretizar. Como Ben 10.000 citou em em "Ben 10.000 Retorna" existe até mesmo uma Terceira Invasão Vilgaxiana, ele se tornara um imortal por suas inúmeras tentativas e mesmo com seu jeito sério é divertido vê-lo em cena. Mas será que ele ainda apelará para o poder do Omnitrix, ou como pudemos presenciar em Ultimate Alien ele buscará um poder maior? Muitos (inclusive eu) estamos cansados das simplicidades de seus planos, pessoalmente com todas as histórias que já ouvi na franquia da grandeza desse guerreiro esperava que ele tivesse um poderoso império, com inúmeros soldados, milhares de naves que não se limite somente a meras vinganças ou ao poder de uma arma poderosa o suficiente para detê-lo, talvez seja muito grandioso, mas é incrível o que ele já fez, ele poderia conseguir isso também.
Deixe sua opinião: Vilgax deve retornar com um novo plano ou manter seu metódico plano de conquista do Omnitrix?

6 comentários:

  1. Depende, é bom ver o Omnitrix ainda sendo cobiçado, então eu acho que ele deve manter, mas acho que os acontecimentos que giram em torno de tudo devem ser mais grandiosos, tipo, que ele não só passe do roubo, que é onde sempre Ben chega, dá um jeito e recupera o relógio. Seu plano deve durar mais tempo, é essa minha opinião.

    ResponderExcluir
  2. Beleza, o nosso próximo será sobre esse XD

    ResponderExcluir
  3. Ótima resenha Chad. Olha, em meu ponto de vista eu quero que o Vilgax continue com seus planos do Omnitrix, temos que levar em consideração que o próprio Ben não está tão preparado para enfrentar algo tão grandioso assim, o inimigo mais poderoso que Ben já enfrentou foi o Diagon, e se não fosse Vilgax com sua ignorÂncia o nosso herói teria perdido. Portanto, se ele fosse enfrentar um império inteiro ele penaria bastante, Ben precisa amadurecer e como todos sabemos os vilões vão piorando a medida que o herói melhora, no caso, o Vilgax.

    ResponderExcluir
  4. Ficou realmente otima essa analise, e chad, onde vc consegue essas imagens em HD?

    ResponderExcluir
  5. Eu queria que houvesse uma temporada de Omniverse dedicada à série original, ou seja, parecida com ela, com os episódios baseados nos melhores da série original. Tipo:
    - Sorteada e Má Sorte: retorno da Gwen e de Hex;
    - Episódio duplo ou triplo, retornando Mortrança, Polegares, Ácido, a Múmia Alien, Yenaldoshi e Viktor, além de Zs'Skayr, é claro;
    - Algum episódio relacionado ao retorno de Tetrax e 66, 77, 88, além de vários outros mercenários;
    - Season finale - Ben 10.000 e Ken 10: seria algo como o surgimento de Exoskull e outros vilões do futuro e Ben usando aliens como Artiguana, Toepick e desbloqueando mais alguns do futuro, como Cuspidor, algo relacionado ao Dr. Animal ou ao Vilgax;
    - Etc.

    Aí nisso eles poderiam focar em um Vilgax que caçaria o Omnitrix.

    ^..^

    ResponderExcluir
  6. Vilgax acaba sendo derrotado sempre porque ele continua subestimando Ben, mesmo com todo o poder que roubou de Diagon, e mesmo Ben continuando arrogante.

    ResponderExcluir

O Almanaque Ben 10 possui regras a seguir para que tenhamos um ambiente melhor para todos. É essencial que vocês cumpram as regras:

1 - Não xingue
2 - Não escreva nada obsceno
3 - Não coloque SPAM
4 - Respeite as outras pessoas
5 - Não fale mal de Ben 10, ao menos se esse for o objetivo do post