13.1.12

O Dia que a internet vai parar




Para quem não sabe, SOPA significa Stop Online Piracy Act (Decreto pela Paralisação da Pirataria Online). Trata-se de uma comissão de apoio a uma nova lei que pode vir a ser aprovada nos Estados Unidos, visando fechar o cerco contra a pirataria.

O problema é que os termos da lei dão margens para muitas interpretações, sendo que os autores da lei pedem, inclusive, o poder de tirar sites do ar. Outro termo bastante controverso é a responsabilização dos serviços por quebra de direitos autorais dos usuários. Por exemplo: se você postar um link de pirataria no Facebook, a culpa será da rede social.

Como forma de protesto contra a lei, vários sites estão planejando um blackout na internet para o próximo dia 18 (quarta-feira). Isso significa que vários sites podem desligar seus servidores e interromper completamente a disponibilização de suas páginas.

Alguns sites já confirmaram a paralização. O Reddit afirmou que no dia 18 deixará apenas uma mensagem na página inicial, revelando aos leitores por quais motivos a SOPA pode acabar com o serviço. Há grandes chances de a Wikipédia seguir o mesmo caminho e desativar os servidores na data marcada.

Outros sites que estariam interessados em aderir ao blackout seriam as redes sociais Facebook e Twitter, que contam com milhões de usuários e não querem que as ações deles sejam motivo para processos judiciais por direitos autorais. Até mesmo o Google está na lista de prováveis paralisadores. 

Fonte: Baixaki/Tecmundo

____________________________________________________________

Olá pessoal, vocês devem estar se perguntando o porque de eu estar postando isso, mas eu vou explicar. O Decreto pela Paralisação da Pirataria Online (SOPA) é uma comissão de apoio a uma nova lei nos EUA. Esta nova lei poderá processar os sites de relacionamento (ex: Facebook, Google, Twitter...), pois se alguém postar algum link de pirataria no Blogger, a culpa não será sua, e sim do Blogger e do Google. Bem, a mensagem que quero passar é: Dia 18 provavelmente o Google desativará seus servidores e sites, incluindo todos os blogs hospedados no serviço Blogger/Blogspot. Não sabemos por quanto tempo este protesto vai durar, mas todos os blogs de Ben 10 estarão fora do ar também. Eu estou contra esta nova lei, mesmo que eu não esteja nos EUA, mas isso vai tirar toda a nossa liberdade na internet. Os EUA são o grande centro de monopolização mundial, isso quer dizer que se os EUA aprovam, Brasil, Argentina, México, a América do Sul, Europa, Ásia e Oceania também aprovam. Eu espero que todos estejam do meu lado também. Também espero que o Google desative seus servidores, mas provavelmente ela não irá, pois isto ainda não foi confirmado.

2 comentários:

O Almanaque Ben 10 possui regras a seguir para que tenhamos um ambiente melhor para todos. É essencial que vocês cumpram as regras:

1 - Não xingue
2 - Não escreva nada obsceno
3 - Não coloque SPAM
4 - Respeite as outras pessoas
5 - Não fale mal de Ben 10, ao menos se esse for o objetivo do post